BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 70-81.
O texto " A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX ", da autora Maria Helena Silveira Bonilla inicia fazendo uma abordagem sobre os aspectos de mudança altamente contraditórios e desiguais que a sociedade e o âmbito escolar vem vivenciando. Segundo Bonilla (2005), essas transformações, ao mesmo tempo em que são oriundas da cultura, levam-nos a um profundo reexame das principais premissas e valores da nossa cultura, dos modelos conceituais que explicavam e justificavam a forma como construíamos conhecimento e nos relacionávamos. Bonilla afirma ainda que essas transformações ocorrem quando há uma mudança na idéia geral de ordem, se apoiando em Bohm a autora fala dessas diferentes ideias de ordem , utilizando a cosmovisão da sociedade Medieval, Moderna e Contemporânea. Em outro momento Bonilla explicita em seu texto a práxis pedagógica, confesso que este momento foi o que mais chamou minha atenção, pois a autora questiona a escola atual que trabalha no sentido da reprodução e transmissão do modelo hegemônico, fechada à exterioridade. Um dos trechos em especial me chamou atenção "(...) precisa ocorrer uma transformação na sala de aula.Não basta apenas melhorar o que está posto,é necessário que ocorra uma transformação profunda, que incorpore as novas formas de ser, de pensar e de agir que estão emergindo na contemporaneidade, principalmente com a presença das tecnologias da informação e da comunicação, tanto na vida de fora como de dentro da escola."(Bonilla;p.78;2005)". Identifico nessas palavras de Bonilla, o desejo por uma visão mais aberta nas escolas e em outros espaços a respeito dessas transformações, porém o que se verifica hoje é grande resistência as tecnologias da informação e da comunicação, visto que muitos de nós inclusive os educadores não sabem lidar com essas fervorosas mudanças.
Com certeza Naiara, a resistência das instituições e de professores as novas tecnologias, ainda é grande, muitas vezes por falta de preparo, e oportunidade de aperfeiçoar seu conhecimento, em relação ao professor, não sabendo lidar com essas novas mudanças.
ResponderExcluirÉ Rose, infelizmente a maioria dos educadores não tem conhecimento prévio como se utilizam essas ferramentas em sala de aula, portanto é necessário a capacitação desses profissionais, para que o mesmo utilize de maneira proveitosa as tecnologias em suas tarefas docentes.
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