Bernardo Santos, mais conhecido por BNegão (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1973), é um dos rappers e compositores mais respeitados da cena alternativa. Sua história de conquista e luta pela produção independente e seu comprometimento diante do microfone o fazem um dos mais importantes pensadores da nossa geração. Sua militância através da música é tão importante quanto suas inovações musicais.
Segue trecho espetacular da entrevista de BNegão:
“ah, pirataria”. Vi que esse discurso da gravadora tinha sido introjetado
nas pessoas. Uma vez um cara do Maranhão me mandou um e-mail: “Pô,
BNegão, tá foda, hein?, vocês estão privilegiando a região Sudeste, estão
discriminando aqui a gente do Norte, Nordeste e tal. O CD de vocês não
está chegando aqui, mó esculacho”. Eu falei: “Cara, a gente tenta sempre
uma boa distribuição, fala, mas às vezes não chega mesmo. Mas seus
problemas acabaram. Desde que a gente lançou o disco, ele está inteiro
pra baixar no nosso site. Tem lá o disco, a música, é só baixar, beleza”. Eu
crente que tinha resolvido o problema do cara, uns dois dias depois volta
a resposta: “Bnegão, eu sou muito fã, acompanho seu trabalho, tenho muita
estima por você e blábláblá, só que você não pode me obrigar a fazer essa
coisa ilegal, porque eu não quero te prejudicar, eu quero comprar...
blábláblá”. Eu falei: “Cara, eu botei lá a parada, você não está me
prejudicando, você está me ajudando, bota lá, baixa a parada”. Ele retornou:
“não vou, você não pode me obrigar, eu não sou desses”. Então é um papo
meio psicodelia total. E isso acontece muitas vezes, de nego ter esse
sentimento. Infelizmente, as pessoas crêem nesse discurso engravatado,
no discurso das editoras".(DEPOIMENTO DE BNEGÃO,pg.199 ,IN:PRETTO, Nelson; SILVEIRA, Sérgio Amadeu (orgs.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008)
Nesta entrevista fantástica BNegão buscou relatar a importância das tecnologias para a divulgação do seu trabalho e desmistificar a ideologia das gravadoras e incorporações que introjetou na sociedade a idéia que baixar músicas na red era crime, de forma espetacular ele faz severas criticas ao discurso das gravadoras.
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