sábado, 5 de dezembro de 2009

Didática e Sociedade: O conteúdo implícito no ato de ensinar.


O texto de Damis(1996), deixou explicito que pretende tratar o "como ensinar" do ponto de vista da relação sociedade-educação. Ainda neste texto a autora afirma que a transmissão do conhecimento não é neutra. Dessa forma para análise da articulação entre "o como ensinar" e a sociedade mais ampla foi utilizado o pensamento pedagógico de Comênio como expressão das transformaçãoes econômicas, políticas, e ideológicas ocorridas no interior da sociedade feudal.
Comênio como síntese dessa nova realidade, questionou os conhecimentos, os valores e as habilidades necessárias a vida humana , questionou também a sociedade, em fase de superação, e propôs a transformação da escola e do ensino. Este pensamento questionou a sociedade e a educação em vias de superação, expressa a "nova" realidade emergente e coloca uma "nova"proposta para o ensino.
Comênio (1592-1670), propôs a sua Didática Magma - Tratado da arte universal de ensinar tudo a todos, seu propósito era o de definir um método para ensinar todas as ciências, todos os costumes bons e a piedade, segundo o grau de inteligência e de aptidão de cada um.Em suma acredito que o texto de Veiga para nos futuros educadores foi de extrema importância , pois podemos compreender o conteúdo implito do ato de de ensinar.

Refêrencia:

DAMIS, Olga. Didática e Sociedade: o conteúdo implícito no ato de ensinar. In: VEIGA, Ilma P. A. (org) DIDÁTICA: O ensino e suas relações , Campinas, SP; Papirus, 1996. (pp 09-32)

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