sábado, 5 de dezembro de 2009

Oficina Construtivismo em sala de aula.


Ficar encubida de fazer uma oficina com o tema Construtivismo foi muito gratificante, pois mim possibilitou conhecer essa nova linha pedagógica que vem ganhando terreno nas salas de aula e que acredito ser de total relevância para nos futuros educadores.
Segundo Matui (1936), o construtivismo é um sistema de epistemologia que fundamenta a construção da mente e do conhecimento sobre bases anteriores, num processo extremamente dinâmico e reversível de equilibração majorante. O psicólogo argentino, Battro, define o construtivismo como "tendência genética de ultrapassar sem cessar as construções já acabadas par satisfazer as lacunas" (Dicionário terminológico de Jean Piaget).
Dessa forma podemos constatar que essa nova linha propõe que haja uma interação professor-aluno, onde o professor organize o trabalho didático-pedagógico de modo que o aluno seja o co-piloto de sua própria aprendizagem. O professor nesta linha fica na posição de mediador ou facilitador desse processo.
Em suma trabalhar essa nova linha pedagógica foi de extrema importância para minha formação.

Referências:

BROOKS, Jacqueline Grennon. Construtivismo em sala de aula/Grennon Brooks e Martin Grennon Brooks; trad. Maria Aparecida Kerber. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MATUI, Jiron.Construtivismo: teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário