sábado, 5 de dezembro de 2009

Tendências pedagógicas na prática escolar.

Tendência liberal tradicional.
Esta tendência consiste na preparação intelectual e moral dos discentes para assumir sua posição na sociedade, sendo assim, o compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem á sociedade. O método utilizado nesta tendência é a exposição verbal da matéria e/ou demonstração, ou seja, as aulas são expositivas. O professor transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida, nesta tendência o aluno está ali para absorver conhecimento.
Tendência liberal renovada progressivista.
Na tendência liberal renovada progressivista, a finalidade da escola é adequar as necessidades individuas, a fim de se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Os conteúdos de ensino volta-se para as experiências dos alunos, enquanto ao método baseia-se na idéia de “ aprender fazendo” valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.
Tendência liberal renovada não-diretiva.
Nesta tendência a escola deve está mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem conhecimentos, que são dispensáveis.
Tendência liberal tecnicista.
Nesta tendência a escola funciona como moderadora do comportamento humano, através de técnicas especificas. Os conteúdos baseia-se em conteúdos objetivos e científicos, cujo os métodos de ensino consistem nos procedimentos e técnicas necessárias ao arranjo e controle nas condições ambientais que assegurem a transmissão/recepção de informações, pois o principal interesse desta tendência é formar os alunos para atuarem no mundo do trabalho.
Tendência progressista libertadora.
A pedagogia libertadora assume um ensino “não formal, porém professores e educadores engajados no ensino escolar vêm adotando pressupostos dessa pedagogia. Nesta tendência os conteúdos tradicionais são recusados porque cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio e o método utilizado é o dialogo, dessa forma tanto o educador tanto o educando são autores do conhecimento.
Tendência progressista libertária.
Nesta tendência a escola assume o papel de transformadora na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. Em relação aos conteúdos de ensino as matérias são colocadas á disposição do aluno, mas não são exigidas. Na metodologia utilizada os alunos tem a liberdade de escolher se querem trabalhar ou não.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção magistério. 2° grau. Série formação do professor).

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